Como cobrar honorários advocatícios de maneira competitiva?

Como cobrar honorários advocatícios de maneira competitiva?

No último levantamento feito pela OAB, o mercado nacional já contava com aproximadamente 1 milhão de advogados. A alta densidade de profissionais, naturalmente, gera uma competitividade enorme.

Portanto, quem está iniciando na profissão precisa ser estratégico na hora de garantir o seu “lugar ao sol”. Além de uma excelente formação técnica, o advogado recém-formado precisa saber como garantir boas condições na hora da contratação.

É necessário praticar honorários acessíveis ao cliente e, ao mesmo tempo, que sejam justos para o profissional. A boa notícia para quem está iniciando é que hoje o advogado tem à sua disposição uma tecnologia indispensável: o software jurídico.

Os softwares jurídicos oferecem recursos que executam e automatizam muitas das tarefas administrativas e operacionais da advocacia, otimizando assim o seu dia a dia e reduzindo custos.

Este artigo vai te ajudar a conhecer melhor o universo dos softwares jurídicos e a precificar os seus honorários de uma forma mais competitiva.

Custos na ponta do lápis.

Como muitos advogados recém-formados não possuem familiaridade com a gestão de escritórios, é muito comum cometer equívocos na hora da cobrança de honorários. Um dos principais erros é ficar de olho na concorrência, sem saber exatamente quanto o seu próprio serviço custa de fato.

Para precificar a sua hora valor, é preciso colocar na ponta do lápis todos os gastos fixos que você possui para atender os clientes. Telefone, internet, aluguel do espaço, equipamentos, material didático, estagiários etc. Todas essas despesas devem compor o preço final dos seus serviços e servem de parâmetro para que você saiba quanto cobrar minimamente.

Despesas fixas menores, honorários mais acessíveis.

Foi-se o tempo em que era necessário alugar um espaço para atuar como advogado. Hoje é possível compartilhar o espaço com outros profissionais, dividindo assim as despesas fixas.

Os espaços de co-working estão cada vez mais populares e podem ser uma ótima solução para quem chegou ao mercado e precisa praticar bons preços para conquistar a clientela.

Tradicionalmente, os co-workings tinham um ambiente muito informal e que nem sempre estava alinhado com o perfil do advogado. Mas, sim, hoje já é possível encontrar espaços voltados para profissionais da área jurídica.

Outra dica é alugar um escritório e compartilhá-lo com outro colega. É possível afirmar que o advogado necessita basicamente de um espaço para fazer reuniões com seus clientes, certo? Então boa parte do trabalho pode ser feita home office, o que também representa uma boa redução nos custos fixos.

A tecnologia impacta nos honorários?

Sim, a tecnologia pode ser uma ótima aliada nas finanças dos advogados. Isso porque o uso de softwares jurídicos otimiza o gerenciamento de processos e tarefas, diminuindo custos com colaboradores. Sobretudo no começo da carreira jurídica, contar com a tecnologia pode ser uma ótima maneira de reduzir custos, sem que isso signifique perda de produtividade. Alguns softwares no mercado oferecem facilidades ao jovem profissional, e o melhor: de forma gratuita.

Evidentemente, reduzir custos de ordem tão relevante como é o caso de novos colaboradores e do próprio valor mensal de um software jurídico, impacta nos honorários. Afinal, despesas fixas menores possibilitam honorários mais acessíveis.

Custas judiciais e emolumentos.

Como prática, os escritórios de advocacia repassam aos clientes os custos relativos à movimentação de processos e diligências. No entanto, antes de fechar o contrato de honorários, é essencial uma previsão sobre a forma de pagamento dessas despesas.

Caso você opte por assumir esses gastos ou embuti-los no valor final, também é necessário colocar na ponta do lápis esse custo. Ou seja, nunca esqueça das custas judiciais e emolumentos envolvidos em cada serviço. Considere-os, some aos demais gastos e busque chegar a um bom preço final.

Como cobrar honorários em conformidade com a tabela da OAB.

Todo profissional conhece a tabela de honorários da OAB. Sua principal finalidade é regulamentar o mercado da advocacia, bem como servir de parâmetro para a precificação dos serviços.

Ao chegar ao valor final que os seus serviços devem custar para cobrir as despesas, confira a tabela e utilize-a de parâmetro para acrescentar uma margem de lucro.

Honorários muito altos ou muito baixos não são bons. Tenha consciência de quanto os seus serviços custam não acabar pagando para trabalhar. Ou ainda, perdendo bons clientes por valores muito altos. Mesmo em um mercado competitivo, clientes não irão faltar se você fizer um bom trabalho e conciliar valores justos pelos seus serviços.

Agora que você já sabe o que precisa para cobrar honorários advocatícios de maneira mais competitiva, chegou a hora de investir na automação da sua rotina jurídica.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização do seu escritório.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.