É assim que os advogados podem superar os tempos de crise que vêm por aí!

Chegamos a um ponto onde estamos todos no mesmo barco!

Não importa muito sua condição social, gênero, profissão ou nacionalidade. A humanidade inteira está sendo submetida a um período de isolamento por conta da pandemia de COVID 19. Esse não é o maior desafio, prova disso são os milhares de depoimentos em redes sociais de gente chegando à conclusão de que já vivia em isolamento sem nem perceber. A maior adversidade nem trata-se da quantidade de vidas que serão perdidas em função do COVID-19, mas da recessão econômica a qual seremos acometidos em escala global após o período de isolamento.

Diversos negócios irão quebrar por não terem reserva de caixa suficiente para enfrentar esse momento. Em todos os ramos, indústrias e mercados. De uma forma ou de outra, todos seremos afetados. Mas em qualquer período de crise há sempre duas opções: reagir ou responder.

Reagir consiste em ter uma atitude baseada em um simples reflexo emocional, em nossos instintos primários de sobrevivência, praticamente impensada, a algo que nos impacta contra ou a favor.

Responder fundamentalmente envolve dois passos simples: parar e pensar antes de agir.

A resposta é sempre planejada, bem estudada em busca da melhor solução em detrimento da primeira solução. Abaixo, listamos algumas respostas que os profissionais de Direito podem dar ao período de isolamento, aproveitando melhor o tempo no qual os fóruns estão fechados, e à recessão que se seguirá, preparando seus negócios para enfrentá-la da melhor forma e saírem o mais ilesos possível.

 

O que você pode fazer enquanto está em isolamento

 

  • Ganhar tempo
    Muito provavelmente você está em casa, o que não significa estar de férias, ainda que forçadas. Apesar dos prazos estarem suspensos, as intimações continuam acontecendo (exceto as do TJRS, que suspendeu completamente as atividades), então seria um risco muito grande deixar acumular todas essas intimações para começar a cumpri-las quando tudo se normalizar fazendo as respectivas peças como contestações, recursos, petições intermediarias, pois todas começariam a correr juntas. Sem a pressão imediata dos prazos, você pode aproveitar esse tempo para trabalhar de forma mais tranquila e, assim, poder aproveitar melhor sua família ou estudar.
  • Trabalho remoto
    Segundo economistas e analistas de mercados financeiros, a consequência direta esperada dessa pandemia será a maior recessão econômica já vista na história da humanidade.
    Um ponto é comum em todas as projeções de futuro: a humanidade nunca mais será a mesma depois desse fato histórico. Já vimos que mudanças profundas ocorreram de uma semana pra outra. Sempre houve um grande receio por parte do empresariado em liberar seus colaboradores para o trabalho remoto. E agora se viram obrigados a fazê-lo, pois essa foi a única alternativa de manterem seus negócios operando.
    Isso certamente terá consequências muito positivas para ambos os lados, pois alguns setores perceberão a significativa redução de custos operacionais e de infraestrutura que esse período os proporcionou sem grandes prejuízos à produtividade de seus colaboradores que, por sua vez, desfrutarão de maior qualidade de vida com uma melhor relação com o trabalho.
    Uma vez que algo tenha sido visto, não poderá jamais ser “desvisto”, então a tendência ao trabalho remoto é algo que certamente veio para ficar.
    Tire proveito disso adotando soluções simples e eficientes para seu trabalho remoto com aplicações e armazenamento em nuvem, cujo acesso pode ser feito de qualquer lugar do mundo onde exista uma conexão de internet. Ou seja, a crise pandêmica pode te proporcionar uma liberdade geográfica nunca antes imaginada, ainda que limitada por determinados compromissos que exijam sua presença física como as audiências. Mas fora isso, nada mais o impedirá de passar uma semana “trabalhando de férias” em Buenos Aires, por exemplo.
  • Planeje seu marketing
    Mais uma vez importante frisar que após o controle da pandemia viveremos um período de grande recessão econômica e, por isso, sua forma de captar clientes não poderá mais ser a mesma. Se hoje sua carteira de clientes chega primordialmente via indicações, você pode enfrentar um período bem difícil já nos próximos dias. E aumentar a quantidade de relacionamentos necessários para manter seu padrão de rendimentos vai exigir um esforço descomunalmente maior do que o habitual. Então é hora de inovar e adotar novos meios de prospecção. O mais barato deles é a internet, pois pode aumentar sua capilaridade sem investimentos através de mídias sociais e plataformas de conteúdo. Está sem dinheiro para fazer campanhas de anúncios de seu escritório? Comece a escrever um blog ajudando a amenizar as principais dores de seus clientes, compartilhe em suas redes sociais, envie para clientes, amigos e parceiros. Você não gastará mais do que uma hora por dia para escrever, publicar, e compartilhar esse conteúdo. E esse pode ser seu único gasto, já que hoje existem diversas plataformas de blog gratuitas.
    Tem dinheiro para investir em campanhas de anúncios? Invista-o de forma inteligente divulgando a coisa certa: ninguém está à procura de um escritório de advocacia, mas de soluções para problemas que envolvam a Justiça. Essa segunda abordagem faz toda diferença.

 

Você não está sozinho nessa

O PROMAD (Programa de Modernização da Advocacia Brasileira) está fazendo a sua parte nesta luta. Podemos ajudá-lo a superar esta crise do COVID-19 através de uma gama completa de soluções que vão desde um software jurídico para auxiliar na organização da sua rotina de trabalhando, 100% ON LINE, passando pela construção de web sites para advogados e também um serviço de marketing jurídico especializado na criação de identidade visual para o ramo da advocacia.

Lembrando que Software Jurídico e Site para advogados, você pode utilizar por 3 anos sem custo caso seja Jovem Advogado ou por 6 meses se já for advogado atuante. Veja as regras e condições no site.

Além disso, você pode adquirir o software jurídico do PROMAD a partir de R$ 99,90 por mês e com isso receber suas intimações por e-mail, cadastrar processos, clientes e outros vários recursos que irão te auxiliar a não parar o seu escritório neste momento onde todos estamos em casa e acompanhando este momento de pandemia.

Estamos todos unidos em prol dos advogados do Brasil e contra o COVID-19.