Marketing jurídico funciona em 2025? Saiba como atrair mais clientes para o seu escritório

Marketing jurídico funciona em 2025? Saiba como atrair mais clientes para o seu escritório

Com a chegada da era digital, o marketing jurídico deixou de ser tabu para se tornar uma poderosa ferramenta de posicionamento e geração de valor na mão dos profissionais que atuam na advocacia – mas, essa não foi uma mudança somente cultural, como também legal. Desde a edição do Provimento n. 205/2021 do Conselho Federal da OAB, novas diretrizes foram implementadas, visando reconhecer a possibilidade de advogados se comunicarem com o público de forma mais estratégica, sempre com base nos princípios da discrição, ética profissional e sobriedade. 

Como grande avanço, este novo Provimento permite a utilização do marketing jurídico, desde que sua aplicação respeite as condições legais do Código de Ética e Disciplina da OAB e do Estatuto da Advocacia, permitindo então, que a publicidade jurídica seja liberada com caráter exclusivamente informativo. Ou seja, é permitido sim,  utilizar redes sociais, produzir conteúdo em blogs, gravar vídeos e até mesmo impulsionar publicações, mas, essa comunicação nunca pode conter uma oferta direta de serviços, nem incentivar litígios ou a contratação explícita. É importante ter ciência de que o foco é informar, educar, construir autoridade jurídica e dessa forma, captar novos clientes. 

Indo além, o advogado também pode fazer lives, usar chatbots e até cartões de visita digitais com QR Codes, aumentando a possibilidade de atuar em coworkings e promover sua presença digital com conteúdos, imagens e vídeos nas redes sociais. A tecnologia e a comunicação, quando utilizadas com responsabilidade, ética e estratégia, passam a ser as maiores aliadas dos profissionais e a boa notícia é que, em 2025, o marketing jurídico funciona sim – e muito bem.

Como atrair mais clientes para o seu escritório? 

A seguir, reunimos três estratégias fundamentais que vão te ajudar a fortalecer o posicionamento do seu escritório, conquistar autoridade jurídica e atrair novos clientes de forma ética e eficaz. Boa leitura!

1. Posicionamento sólido para o seu escritório

Antes de pensar em “como atrair mais clientes”, é essencial garantir que seu escritório tenha uma identidade clara e fortalecida no mercado jurídico e isso começa com um bom posicionamento do seu negócio: ter um nome forte, uma proposta de valor bem definida e um visual que transmita confiança, afinal, uma mensagem impactante em uma campanha, quando bem estruturada, é um dos maiores influenciadores na decisão de compra, por isso, dividimos três aspectos que são essenciais para você fortalecer a imagem do seu escritório. 

a) Site institucional

Essa é a primeira etapa para promover o seu serviço na era digital: ter um site profissional que comunica as especialidades do seu escritório é imprescindível para criar uma relação mais confiável com o seu cliente. Ele funciona como a vitrine do escritório, apresentando sua equipe, áreas de atuação, diferenciais e canais de contato.  Um site estruturado para advogados gera credibilidade, melhora o posicionamento nas buscas orgânicas que as pessoas fazem no Google e ajuda a captar leads (informações de contato de novos clientes) de forma ética e eficaz. 

b) Assessoria de imprensa para advogados

Artigos, entrevistas, participações em podcasts e menções em veículos de mídia fortalecem o reconhecimento da sua atuação – afinal, não será o seu escritório falando sobre ele mesmo (o que chamamos de conteúdo institucional), e sim, alguém comprovando sua expertise e qualidade. Trata-se de uma construção a médio e longo prazo, que reforça o escritório como referência em determinadas áreas do Direito. 

c) Ranking jurídico

Buscar entender mais sobre a participação em rankings como Análise Advocacia e Chambers and Partners amplia a visibilidade do escritório e atesta sua credibilidade perante o mercado – esses são selos que reforçam a confiança tanto de clientes quanto de pares da advocacia, contribuindo para uma imagem de autoridade e competência. 

2. Marketing de conteúdo

O marketing jurídico é, em sua essência, marketing de conteúdo, ou seja, o foco está na criação e compartilhamento de materiais informativos, relevantes e úteis para o público – que os façam entender, com clareza e objetividade, qual é o papel do advogado na vida de um cliente. A estratégia digital para advogados pode ser associada ao conceito slow content, um processo de produção de conteúdo de valor, construído com paciência e constância, no qual a qualidade está acima da quantidade. 

a) SEO em blogs 

Ao produzir textos otimizados para buscadores como o Google, seu escritório passa a ser encontrado por pessoas que estão em busca de informações jurídicas confiáveis, o que ajuda a educar seu público e também gerar navegação qualificada para dentro do seu site. É importante compreender quais são os temas mais interessantes a serem abordados e essa definição também é acompanhada de uma pesquisa de tendências e assuntos mais comentados. Ao mesmo tempo que o seu blog jurídico deve ser atemporal, é pertinente a criação de conteúdo com temas atuais. 

b) Conteúdo no Instagram 

Com uma identidade visual bem definida e uma linguagem clara e acessível, que converse com o posicionamento estratégico do escritório, o Instagram pode ser um canal valioso para o seu marketing jurídico, pois se comporta como uma rede social de interações humanas, criando um ambiente adequado para compartilhamento de conteúdos informativos, sem promessas ou apelos comerciais. Neste caso, é válido prestar atenção nos concorrentes e como eles se comunicam, para que assim, o seu escritório possa se destacar com uma comunicação ainda mais original. 

c) Conteúdo no Linkedin 

Como uma plataforma altamente estratégica para quem quer construir uma imagem sólida no mercado jurídico, no LinkedIn, as publicações demonstram mais conhecimento técnico, reflexões sobre jurisprudência, atualizações legislativas, provas sociais de autoridade, além de ser um espaço aberto para opiniões próprias que geram ainda mais conexão com o possível cliente final. 

Lembre-se: seja qual for a rede, é preciso ter conteúdo educacional, ético e juridicamente adequado, evitando qualquer tipo de chamada para contratação direta. 

3. Estratégia de tráfego pago

A partir da base bem construída através do nome consolidado, escritório fortalecido e conteúdos de qualidade, chega o momento de amplificar seu alcance: aqui entra o tráfego pago. Uma estratégia inteligente – e potente – para impulsionar conteúdos já produzidos, dentro dos limites da legalidade. 

Você pode usar plataformas como Google Ads, Meta Ads (Instagram e Facebook), LinkedIn Ads e até WhatsApp Business. O objetivo deste impulsionamento não é vender serviços especificamente, mas levar conteúdos informativos para mais pessoas e a medida que essa visualização vai crescendo, maiores as possibilidades de captação de clientes. Um artigo sobre guarda compartilhada ou uma análise sobre reforma tributária, por exemplo, pode ser impulsionado para alcançar públicos específicos e reforçar a autoridade do seu escritório.

Reputação jurídica se constrói com estratégia 

Em 2025, o marketing jurídico é mais do que permitido – ele é necessário, mas não basta estar nas redes ou fazer um post de vez em quando. A construção de uma marca sólida e bem posicionada exige planejamento, coerência e principalmente, constância, por isso, todas essas frentes precisam estar alinhadas, bem executadas e estrategicamente conectadas.

O grande segredo aqui é unir a sua expertise jurídica técnica com a habilidade de profissionais que executam este trabalho com excelência, pois investir em um time especializado em marketing é uma das decisões mais inteligentes para seu escritório crescer de forma ética e profissional. Afinal, por meio da comunicação moldamos a percepção que o mercado tem sobre nós e no mundo jurídico, autoridade e reputação valem ouro.