Como escolher o tema do meu TCC em direito?

Como escolher o tema do meu TCC em direito?

O TCC em direito é o momento em que o estudante de graduação tem maior liberdade para desenvolver um trabalho de forma totalmente independente sobre um objeto de sua própria escolha. No entanto, muitos estudantes se deparam com muitas dúvidas e dificuldades para escolher um tema pertinente e que ainda possa contribuir para a carreira profissional que se deseja seguir na área.

Se identificou com essa situação? Continue a leitura! A seguir, apresentaremos três dicas importantes para escolher um tema que seja relevante para o seu trabalho de conclusão de curso. Confira!

1. Procure um objeto em uma área com a qual você tenha afinidade

O primeiro passo para escolher um tema que resulte em um bom trabalho final é procurar se inspirar nas áreas com as quais você tem mais afinidade.

Se você não gosta da área de direito do consumidor, por exemplo, fazer um trabalho sobre essa temática será uma verdadeira tortura. Por outro lado, se você gosta da área de direito criminal, um trabalho nessa área será muito mais interessante de ser produzido.

Muitas pessoas também optam por desenvolver trabalhos que se relacionem com a área que já atuam profissionalmente, o que pode ajudar com a coleta dos dados necessários para a pesquisa e com a afinidade e desenvoltura com o tema.

Mas se você ainda não sabe exatamente qual a área do direito que você gosta mais, pode primeiro ir descartando as áreas que você não gosta. Procure também acompanhar blogs, revistas e outros canais de informação que produzam conteúdo que você ache interessante. A partir da exploração desses materiais, pode surgir uma boa ideia para seu TCC em direito.

2. Se apoie em seu orientador

A partir do momento em que você já decidiu a área do direito sobre a qual quer realizar o TCC, é hora de buscar um orientador. O ideal é que esse docente esteja inserido na área de sua escolha. Isso vai facilitar muito o percurso do trabalho e com certeza refletirá no resultado final. 

Um professor que tenha atuação e pesquisas na área que você escolher também terá maior capacidade de te indicar bibliografia pertinente e trazer atualizações sobre o tema, o que é fundamental para produzir um trabalho relevante. Uma boa forma de encontrar o orientador ideal para você é ler o Currículo Lattes dos professores e ver o que eles já publicaram, em quais instituições já trabalharam e quais disciplinas lecionaram.

Temas atuais normalmente são mais prestigiados e valorizados na área acadêmica. Isso, combinado a um trabalho bem realizado, pode ser um fator importante para conseguir produzir um bom projeto de mestrado ou para chamar a atenção de empregadores na sua área de interesse.

3. Seja específico

Embora o orientador desempenhe um papel importante no acompanhamento da execução do trabalho e na indicação de bibliografia, você não deve esperar que ele entregue respostas prontas. Por isso, é fundamental que você mantenha o foco, a autonomia e se concentre no seu tema.

Todas as áreas do direito têm muitos desdobramentos e em um TCC é fundamental estruturar um problema de pesquisa que seja objetivo. Isso porque, quanto mais abrangente é um projeto de TCC, mais lacunas ele terá.

Portanto, o ideal é encontrar o problema mais específico possível e explorá-lo ao máximo. Nesse momento, as conversas e trocas com o orientador e a pesquisa sobre o problema são essenciais para chegar ao ponto que se deseja explorar. Isso resultará em um trabalho mais organizado, claro, robusto e relevante sobre o problema que você se propôs a investigar.

Essas dicas foram úteis? Você já sabe em qual área do direito deseja se especializar depois da graduação? Então, confira nosso post sobre como escolher a melhor especialização no Direito!