Gerenciamento de processos judiciais: ferramentas e práticas para otimização

Gerenciamento de processos judiciais: ferramentas e práticas para otimização

Ao contrário do que parece, fazer o gerenciamento de processos judiciais não é uma tarefa difícil. Porém, alguns advogados são mais resistentes a adotar essa prática para facilitar o dia a dia do escritório.

Isso acontece porque, muitos desses advogados ainda estão presos aos métodos mais antigos de trabalho. Mas, assim como o judiciário tem avançado bastante com o passar dos anos, os métodos também se tornaram melhores.

E foi pensando nisso que preparamos esse artigo para você. Abaixo você vai entender melhor o que é o gerenciamento de processos judiciais. Além disso, também vamos mostrar quais práticas você pode adotar para otimizar esses processos.

Não deixe de conferir o artigo e boa leitura!

Gerenciamento de processos judiciais: a modernização dos processos

Antes, vamos explicar como os processos judiciais eram administrados. Era necessário procurar o Diário Oficial com as publicações do dia que estavam no nome do advogado. Feito isso, o advogado poderia tomar medidas, indo até o fórum para saber o que havia motivado a intimação.

Com o gerenciamento de processos judiciais, a burocracia para cuidar dos processos acabou por diminuir, assim como também o custo. Isso permitiu que o advogado acompanhasse todo o processo do escritório. Dessa forma, é possível economizar o tempo do profissional e reduzir as estruturas internas que acompanham os processos.

Afinal, os escritórios de advocacia, advogados autônomos e departamentos jurídicos trabalham justamente para otimizar a visualização e o andamento dos processos. Além disso, também conduzem os que já estão em andamento nos tribunais ou incluem novos. De acordo com que os processos vão andando, os seus volumes e complexidades também aumentam.

Inicialmente, fazer o controle dos processos judiciais através de uma planilha pode sim atender você. Mas, quando suas ações começam a tramitar nos tribunais, essas planilhas ficam sujeitas a falhas. O mesmo vale para quando sua cartela de clientes aumenta. Certamente, você não quer correr riscos, não é mesmo?

Dito isso, separamos algumas medidas de gerenciamento de processos judiciais que podem ser tomadas para modernizar e facilitar o seu trabalho diário.

Implementação de software jurídico para controle de processos judiciais

Há várias ferramentas disponíveis com intuito de facilitar e otimizar o gerenciamento de processos judiciais no seu escritório de advocacia. Inclusive, há softwares específicos para o controle de prazos jurídicos.

Com a ajuda desses softwares é possível controlar os prazos para equilibrar o tempo na gestão do seu escritório de advocacia. Além disso, por meio desse software, você pode se sentir mais seguro e minimizar as chances de falhas – que são maiores quando utiliza-se apenas a memória e planilhas.

Faça o registro de todas as informações no sistema

Depois da implementação do software, você pode fazer uma força-tarefa para colocar as informações no sistema. A adaptação será mais rápida se todos os profissionais estiverem envolvidos para importar os dados. Além disso, um dos pontos mais positivos é a facilidade de operação do software, permitindo que você conte com a ajuda de secretária ou estagiário, por exemplo, para alimentar o sistema e gerí-lo adequadamente.

Lembre-se que o software vai agilizar a rotina de gerenciamento e acesso de dados. Em pouco tempo, todo o esforço empenhado deve ser recompensado, já que as atividades passarão a ser automatizadas. Além disso, o tempo de toda a equipe será aproveitado de uma melhor forma.

Faça o controle da movimentação processual

Utilizando o software jurídico, todas as áreas serão integradas. Isso fará com que o gerenciamento de processos judiciais funcione de uma forma melhor. Com isso, tanto os advogados como seus clientes terão um maior controle dos processos. O advogado poderá acompanhar todo o processo por meio do sistema.

Para que seja realizado um bom gerenciamento de processos judiciais, o recomendado é adotar um controle de andamentos processuais. Assim, quando o sistema notificar, o advogado responsável pelo caso poderá visualizar as últimas informações sobre o processo. 

Esperamos tê-lo ajudado a entender melhor como fazer o gerenciamento de processos judiciais. Agora é com você. Se tiver dúvidas, não deixe de contatar a nossa equipe e saber exatamente como o Integra pode ajudar você.

Facilite o gerenciamento dos processos com o PROMAD

O PROMAD possui ferramentas essenciais para agilizar o trabalho do advogado. Através dele, as consultas processuais ficam muito mais fáceis e você pode, inclusive, ser avisado a cada movimentação processual. Sabe o que é o melhor? Você pode testá-lo gratuitamente por 6 meses! Teste o Integra do PROMAD agora!