KPIs na advocacia

KPIs na advocacia

Os KPIs na advocacia vem sendo cada vez mais utilizados. Essa é uma forma prática e eficaz de mensurar resultados e, assim, otimizar processos de trabalho e chegar a maior lucratividade. Acontece que muitos advogados ainda não se sentem confortáveis ou ainda não dominam essas questões ligadas a gerenciamento do escritório. Há, inclusive, uma certa resistência por parte de muitos, que preferem se dedicar quase que exclusivamente às rotinas jurídicas.

Para quem está disposto a vencer essa barreira e se qualificar como profissional para encarar integralmente os desafios da profissão, organizamos este artigo com as melhores informações sobre como aplicar KPIs na advocacia. Além disso, também vamos trazer exemplos práticos de indicadores. Não deixe de conferir!

Como aplicar KPIs na advocacia?

Para quem não sabe, KPI é a sigla para o termo em inglês key performance indicator ou indicador-chave de desempenho. A diferença para um indicador comum é que se trata de um indicador que precisa refletir os objetivos da organização e não somente servir como métrica para determinada atividade.

Dito isso, também é importante compreender quais características são desejáveis para um KPI, sendo elas:

  • Ser mensurável e quantificável;
  • Ter temporalidade, isto é, se referir à determinado intervalo de tempo;
  • Fazer sentido para os gestores do negócio e
  • Ser de fácil compreensão.

Respeitado esses quatro aspectos, pode-se aplicar os KPI’s em todos os tipos de rotinas jurídicas, desde aqueles que envolvem atividades administrativas, passando por algumas interfaces de atendimento ao clientes e vão até questões ligadas a rentabilidade do negócio. Para que tudo faça mais sentido, apresentaremos alguns exemplos de KPIs nos tópicos seguintes.

Exemplos de KPIs na advocacia

Vejamos, agora, alguns exemplos de KPIs.

Qualidade do gasto

Gestão financeira é sempre uma atividade desafiadora e com um bom KPI tudo fica mais fácil. Nesse caso, um exemplo bem simples pode ser aplicado com uma simples divisão entre gastos operacionais do escritório pelo faturamento total. Dessa forma, quanto menor o valor do resultado, melhor seria a qualidade do gasto.

Lucratividade

De forma complementar ao KPI de qualidade do gasto, poderíamos também trabalhar com um KPI de lucratividade. Dessa vez, será preciso apenas deduzir do faturamento total todos os custos. O resultado seria, então, o lucro obtido pelo escritório em determinado período de tempo e quanto maior esse número, melhor a qualidade do indicador

Valor das horas trabalhadas

Muitos advogados têm a impressão que trabalham muito e não tem o retorno financeiro desejado. Ao mesmo tempo, faltam elementos para avaliar se isso é apenas uma impressão ou se de fato os ganhos estão abaixo do esperado. Com um KPI referenciado no valor das horas trabalhadas fica mais fácil ter um panorama de toda a situação.

E para chegar a esse número, basta realizar uma divisão simples das horas trabalhadas no mês pelo faturamento total. Isso permitirá, inclusive, que o advogado possa orçar novos demandas por esse indicador.

Percentual de contratos fechados

Fechar cada vez mais contratos é o objetivo de qualquer escritório e uma das formas de mensurar se os resultados do departamento comercial vêm sendo satisfatórios é criar um KPI para o percentual de contratos fechados sobre o total de “abordagens”, que seriam um contato direto com um potencial cliente a partir de uma iniciativa do mesmo. Isto é, para cada demanda apresentada, quantos negócios são fechados.

Com isso, a forma de cálculo desse KPI seria uma divisão entre o total de contatos pelo total de contratos fechados em determinado período. Quanto maior o valor do resultado, melhor o valor do KPI.

Satisfação dos clientes

Um dos KPIs da advocacia mais importantes são os de satisfação do cliente. Afinal de contas, o que todo negócio precisa para ter uma boa saúde financeira é demanda recorrente para chegar uma certa previsibilidade de receitas.

E para chegar a esse indicador, vale montar um pequeno questionário com perguntas que digam respeito a qualidade dos serviços prestados. A partir das respostas obtidas é possível fazer uma média dos resultados, chegando a um número que indique quão bom ou ruim são os serviços.

Depois de conferir todas as nossas dicas sobre KPIs na advocacia, você deve ter se convencido da importância de mensurar resultados na administração dos escritórios e nas rotinas jurídicas de maneira geral. Como destacado, há uma grande variedade de indicadores e para todos eles é preciso pensar em uma metodologia própria de cálculo, além ter muita organização para sistematizar todas as informações. Fique atento a esses aspectos.

Para continuar a conferir mais conteúdo relevante sobre o mundo jurídico, convidamos você a leitura de outro artigo de nosso blog. Desta vez, o tema é Advocacia do futuro.