4 dicas rápidas para a gestão do seu escritório de advocacia.

4 dicas rápidas para a gestão do seu escritório de advocacia.

Na ânsia de se consolidar no mercado, muitos advogados cometem um erro frequente em início de carreira: abraçam todas as causas e processos que surgem pelo caminho.

O problema é que, cada caso / processo, gera uma série de obrigações, documentações e outros compromissos que, somados, acabam sobrecarregando ainda mais a já atribulada rotina de um advogado iniciante.

Lembre-se: nessa fase da carreira, além de advogar, os profissionais da área ainda precisam prospectar clientes e muitas vezes se veem imersos em papel e presos em reuniões e outros compromissos.

Em recente pesquisa, realizada com mais de 1.000 advogados brasileiros, 73% dos entrevistados alegaram que captar novos clientes é a atividade mais importante do escritório. Já 57% responderam que redigir peças é a demanda que mais consome tempo nas suas rotinas.

Naturalmente, toda essa correria impacta a vida pessoal do advogado, principalmente se ele não se valer de boas práticas de gestão. Além disso, a pressão para não cometer erros e nem perder prazos, amplifica a sensação de stress e cobra um preço na saúde dos advogados.

Bom, o Direito é uma profissão fundamental para a sociedade e sempre irá gerar demandas urgentes. Entretanto, você não precisa achar que a sua rotina atribulada e agenda caótica sejam coisas normais.

Por isso, listamos aqui 4 dicas rápidas de gestão para escritórios jurídicos. A ideia é te ajudar a melhorar o seu ambiente organizacional e gerar mais eficiência e produtividade no seu dia. Vamos a elas:

1. Entenda a relação entre vida pessoal e vida profissional.
2. Cultive uma mentalidade de crescimento no seu escritório.
3. Implante um processo interno de gestão e cuide muito bem dele.
4. Tenha hora para começar e terminar o trabalho.

1. Entenda a relação entre vida pessoal e vida profissional.

Muitos gestores imaginam que vida pessoal e profissional são coisas completamente distintas. Mas, na prática, não é tão simples assim.

Nosso trabalho faz parte da nossa vida e, como bem sabemos, interfere nela. Sim, quando um profissional está lidando com pressão no local de trabalho, essa pressão será levada para casa e pode impactar a sua vida fora do escritório.

Da mesma forma, os problemas de casa podem ser levados para dentro do escritório, influenciando assim na produtividade, atenção e capacidade do advogado de executar tarefas.

Portanto, detecte logo esses “problemas” gerados dentro do escritório e fora dele para buscar o equilíbrio entre eles e a melhor solução para o escritório. Dessa forma você começa a construir uma rotina produtiva e leve, sem dramas.

2. Cultive uma mentalidade de crescimento no seu escritório.

Se você ainda não leu o livro “Mindset. A Nova Psicologia do Sucesso.” (Carol S. Dweck – Objetiva), inclua esse título entre as suas próximas leituras. Carol Dweck é uma psicóloga da Universidade de Stanford, que desenvolveu dois conceitos muito interessantes.

Um deles é o de mentalidade fixa, o outro é o de mentalidade de crescimento. Pessoas e organizações com mentalidade fixa acreditam que já atingiram o seu máximo e que não são mais capazes de progredir.
Por isso mesmo, tendem a permanecer em uma zona de conforto. Trazendo essa mentalidade para o seu escritório, você não será capaz de atrair mais clientes, nem de aumentar o faturamento.

A mentalidade de crescimento, por sua vez, tem a ver com a vontade de crescer. Uma organização que acredita em potencial, que sabe que é possível desenvolver novas técnicas, novas culturas e implantar novas soluções, possui uma mentalidade de crescimento.

Entre as boas práticas de gestão para escritórios jurídicos está justamente a mudança na mentalidade do seu escritório. Se a sua mentalidade organizacional está fixa, está na hora de trazer novas metas e objetivos.

Dessa forma você será capaz de gerenciar melhor o seu empreendimento, despertando em todos os envolvidos a vontade de crescer.

3. Implante um processo interno de gestão e cuide muito bem dele.

Um escritório jurídico precisa lidar, todos os dias, com um grande volume de informações.

Por exemplo, intimações podem aparecer a qualquer momento. Muitas delas precisam de uma resposta rápida por parte do advogado ou advogados envolvidos no caso. Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar movimentações processuais e executar outras ações. Todos esses processos internos demandam muito cuidado e atenção por parte dos colaboradores do escritório.

Nesse ponto, cabe a pergunta: o seu escritório conta com um sistema automatizado para o recebimento de intimações? Ou todo o processo é realizado de forma manual e, nesse sentido, com muito mais demora e chances de erro humano? Se você não conta com um sistema automatizado, você precisa rever os seus conceitos.

Afinal, o bom gestor é capaz de analisar os diversos cenários para buscar maneiras de melhorar o ambiente interno em busca de mais produtividade e assertividade.

4. Tenha hora para começar e terminar o trabalho.

Se você busca equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial colocar limite nas suas horas de trabalho. Mesmo que algumas tarefas fiquem sem ser finalizadas, é essencial ter uma hora para começar e outra para acabar. Caso contrário, é muito comum que o trabalho acabe “engolindo” a sua agenda.

Colocar um limite de horas também é uma boa tática para você ser mais produtivo e até avaliar se não anda fazendo mais do que realmente consegue entregar.

Esteja consciente da quantidade de tempo consumida para fazer as suas tarefas e de quanto esse tempo custa de fato. Reconhecer as limitações do seu tempo é um ótimo exercício.

Agora que você já leu as nossas dicas e, provavelmente, está pensando em investir em tecnologia para o seu escritório de advocacia, nos permita uma sugestão: que tal experimentar o Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD para aprimorar a organização de rotinas jurídicas?

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixacaptura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.bre conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.