3 pequenas ações para as pessoas amarem trabalhar no seu negócio.

3 pequenas ações para as pessoas amarem trabalhar no seu negócio.

Você sabia que identificar os desafios da gestão de pessoas em um escritório de Direito é uma tarefa para lá de complexa?
Sim, até quem está no ramo há anos tem dificuldade para mapear o perfil de uma equipe e assim extrair dela o potencial máximo.

Mas, existem algumas ações simples que te ajudam a descobrir o que está dando certo ou errado na sua empresa quando se trata de gestão de pessoas. Se você gerencia um escritório ou empresa nesse segmento, as informações abaixo vão te ajudar.

A importância da gestão de pessoas.

Grandes empresas – nacionais e internacionais – sabem a importância de melhorar diária e continuamente a gestão de pessoas.

Entretanto, a gestão não é útil apenas para grandes corporações. Pequenos e médios empreendimentos também podem ganhar – e muito – ao melhorar seus processos internos e gerenciar melhor os seus ativos e recursos humanos.

Seja você CEO, estagiário ou um novo gerente, saber trabalhar com outras pessoas é importante para que o seu empreendimento cresça. Mas, antes de falarmos especificamente sobre as ações simples que você pode adotar para melhorar a gestão de pessoas, vale a pena entender o conceito e aplicação da gestão dentro de empreendimentos jurídicos.

O gerenciamento de pessoas é um tópico amplo, que abrange temas inerentes as empresas modernas como, por exemplo, a organização, a resolução de problemas e a produtividade dos colaboradores. Ou seja, a gestão contribui para despertar e desenvolver habilidades pessoais úteis para o negócio. Essas habilidades podem ser a comunicação, a proatividade, o senso de trabalho em equipe e o comprometimento para com as metas e objetivos.

Para manter as boas práticas na gestão de pessoas, algumas pequenas ações devem ser colocadas em prática no dia a dia do gestor. Veja agora quais são as principais e mais propositivas:

1. Escutar os colaboradores.

O bom gestor precisa estar sempre atento aos pormenores, manter o contato visual, as anotações e os seus apontamentos em dia.

Saber ouvir também é uma qualidade essencial para a função de gerenciamento e, essencialmente, se revela antes mesmo de você conversar com um funcionário. O gestor deve estar sempre com a mente aberta, não fazer julgamentos antecipados e nem tomar conclusões sem apurar fatos, adotando uma postura sempre diplomática em reuniões.

Então, uma das ações mais simples e eficientes para melhorar a gestão de pessoas é escutar verdadeiramente os colaboradores. Dessa forma, eles podem se sentir mais à vontade para interagir e participar ativamente.

2. Separe os problemas pessoais dos problemas organizacionais.

Muitas vezes os funcionários terão problemas e você deverá estar disponível para ajudar a encontrar soluções. No entanto, nem todos os problemas são criados no ambiente profissional.

São duas as causas gerais de um problema envolvendo funcionários e colaboradores: fatores pessoais e fatores organizacionais. Nem sempre é fácil identificar a fonte de um problema sem antes dialogar com a pessoa em questão.

Identificar se o problema é de ordem pessoal ou profissional é importante, na medida em que cada problema exige soluções diferentes. Não adianta, por exemplo, modificar o ambiente da empresa, se o problema tiver como origem o ambiente externo.

3. Entenda o propósito de cada funcionário.

Para se comunicar com os funcionários e ter empatia com eles, você precisa entender o que os atrai de verdade. Ou seja, o que os motiva a estar no escritório todos os dias e trabalhar. Esse é o propósito individual.

Quando o gestor se torna consciente do propósito, perspectivas e objetivos de cada um dos colaboradores, a gestão se torna muito mais intuitiva e personalizada.

Não é possível melhorar a gestão das pessoas sem escutá-las e saber o que as leva a sair de casa e passar horas e horas em um ambiente de trabalho. Ao entender o propósito de alguém, você é capaz de se conectar com essa pessoa.

Essas são as ações simples que podem ser implementadas para melhorar a gestão de pessoas no seu negócio jurídico.
Lembre-se de que os seus colaboradores e funcionários são os grandes responsáveis pelos resultados do seu negócio.

Entretanto, para poder dedicar algumas horas do seu dia às boas práticas da gestão de pessoas, você precisa estar com a sua rotina jurídica bem resolvida. Só assim a sua agenda vai poder absorver novos compromissos.

Agora que você leu mais sobre a importância das boas práticas da gestão de pessoas, já sabe por onde começar para organizar o seu escritório. Então não perca mais tempo e comece a automatizar as suas rotinas jurídicas.

O primeiro passo para adotar boas práticas de gestão é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.

Atualmente, mais de 70 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades. Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.

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