Como fazer a minha primeira consulta jurídica?

Como fazer a minha primeira consulta jurídica?

O bom atendimento é o que gera a satisfação do cliente na advocacia. Por isso, antes de realizar a primeira consulta jurídica, o advogado deve saber como se preparar e promover uma excelente impressão sobre os seus serviços.

Muitos advogados ainda estão presos à apresentação estética. Porém, mais do que uma bela decoração, um bom cafezinho e palavras complicadas, o seu potencial cliente quer ter a certeza de que você tem a solução para o seu problema jurídico. Receber bem é importante, é claro, mas o advogado também precisa transmitir confiança e segurança ao seu potencial cliente.

Se você é um advogado iniciante e ainda fica inseguro diante de novos clientes, separamos algumas dicas para te ajudar na sua primeira consulta jurídica. Quer saber mais? Continue a leitura.

1. Se apresente.

Muitos advogados chegam até o cliente e não têm o cuidado de se apresentar. A apresentação tanto do profissional quanto do escritório é essencial para gerar uma impressão de familiaridade. Assim, fica mais fácil transmitir confiança ao cliente.

Durante a apresentação, é fundamental que o advogado vincule a sua pessoa ao escritório. Isso transmite profissionalismo e mais solidez, contribuindo para a segurança do cliente.

Por fim, não deixe de apresentar seu time, especialmente se outros advogados também irão cuidar daquele cliente. A advocacia é uma atividade bastante pessoal e a maioria dos clientes não costuma gostar de contratar um advogado e ser atendido por outro. Mostre ao seu cliente a cara do seu escritório. Isso fará com que ele se sinta mais seguro caso seja atendido por outro profissional do seu time.

2. Tome notas e registre o atendimento.

É essencial escutar o cliente com atenção, desde o primeiro momento. Durante a sua primeira consulta jurídica, tome notas e demonstre interesse pelo caso. Ter um cadastro onde você registra o atendimento também é outro ponto fundamental. Com o tempo, o escritório tende a ter mais e mais clientes, portanto, memorizar cada caso será sempre um desafio.

Por isso, um cadastro de clientes e o registro do atendimento serão essenciais para você prestar um suporte mais personalizado sempre que o cliente precisar do seu auxílio.

3. Mostre qual é a sua metodologia de trabalho desde a primeira consulta jurídica.

Muitos dos clientes que chegam para sua primeira consulta jurídica já checaram algumas informações na internet e já têm alguma ideia sobre as soluções que o advogado pode oferecer.

Para evitar expectativas, o advogado deve apresentar a sua metodologia de trabalho e quais serão os riscos envolvidos no caso. Não é preciso dar um prognóstico, nem prestar uma consultoria. Tudo o que o profissional precisa fazer é explicar ao cliente como o seu trabalho funciona, para que isso não gere muitas expectativas.

O advogado deve se mostrar comprometido em solucionar a questão do cliente, porém, da mesma forma ele precisa mostrar ao cliente que é ele o responsável pelo caso e quem decidirá quais as medidas e estratégias que devem ser adotadas.

4. Enfatize a importância dos serviços jurídicos.

Nem todos os clientes estão conscientes da importância dos serviços jurídicos. Por isso, durante a primeira consulta jurídica é recomendado que o advogado mostre ao cliente quais são as consequências de não tomar nenhuma medida para o seu caso, além de mostrar a importância de contratar um advogado. O cliente precisa sair da primeira consulta sabendo quais são os reais benefícios de contratá-lo.

Sim, atender bem é a chave para fidelizar clientes e construir um bom relacionamento. Todo advogado deve manter o foco no bom atendimento e contar com as ferramentas certas para auxiliá-lo nessa tarefa.

E aí, prontos para colocar as dicas desse artigo em prática?

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