Inimigos da produtividade. Conheça os ralos de tempo do advogado.

Inimigos da produtividade. Conheça os ralos de tempo do advogado.

Você provavelmente já foi prejudicado por eles de forma intensa, e talvez nem tenha percebido. Os ralos de tempo do advogado atrapalham demais a sua produtividade e, não raramente, são a razão da sua frustração profissional. Descubra por quê.

Porque os ralos de tempo atrapalham os advogados.

Um profissional que pretende aumentar a produtividade e evitar a procrastinação, necessita escapar dos chamados “ralos de tempo do advogado”, que acabam atrapalhando o seu foco e, por consequência, as suas ações.

Todo profissional de direito sabe que tempo é dinheiro. Um advogado que almeja ótimos ganhos, precisa de tempo hábil para conquistar clientes e manter a concentração nos seus processos.

Sem concentração, não há eficiência, carreira e planejamento que aguentem. Tudo isso afeta o crescimento de um profissional e/ou escritório.

Como se prevenir dos ralos de tempo do advogado.

Para evitar a procrastinação e alavancar a produtividade é fundamental que os seus profissionais fujam dos ralos de tempo. Para que isso seja realmente possível, inicialmente, você precisa identificar onde o seu tempo de trabalho está sendo consumido.

Essa consciência foge da maioria de nós, verdade seja dita, mas a seguir vamos apontar as questões que você precisa compreender e que vão te ajudar a preencher de uma vez por todos os espaços que interferem na sua produção. Por exemplo:

a. Acompanhamento de Processo.

Tarefa que toma uma energia enorme dos profissionais de Direito sendo, com toda a certeza, um dos ralos de tempo do advogado mais significativos. Se você não conta com ferramentas que acelerem esse processo, tem que fazer tudo de maneira analógica.

Assim, não é difícil se atrapalhar com alguma informação ou perder um prazo processual, ainda que seja um indivíduo atento e preparado. Afinal, lidar com tanta demanda sem um apoio extra pode ser bem difícil.

b. Excesso de Trabalho.

Obviamente, é sempre bom ter trabalho entrando no escritório. Mas, por outro lado, quanto mais atividade, mais complicado fica cuidar da agenda. Se um advogado está lotado de trabalho, indubitavelmente, os resultados dele tendem a ser piores. E não porque ele é um mal profissional, mas porque está sobrecarregado.

O profissional que tem trabalho demais prejudica a si mesmo com a alta demanda, além de atrapalhar os seus clientes e o seu escritório. Por isso, o equilíbrio da pauta e da distribuição das tarefas cabe sempre aos responsáveis do escritório.

Equalizar essas demandas para que ninguém fique sem trabalho e nem sobrecarregado é fundamental.

c. Foco em Áreas Variadas.

Um dos maiores ralos de tempo do advogado tem relação direta com o fato dele querer abraçar várias áreas de atuação ao mesmo tempo, tendo que ser um especialista em direito civil, penal, de família, trabalhista e todos os afins.

Dessa forma, ninguém consegue desenvolver causas com a devida atenção. Mais uma vez, profissional, cliente e escritório saem prejudicados, causas se perdem e derrotas se acumulam.

Portanto, para que um advogado desenvolva o seu potencial máximo e atenda aos clientes de forma personalizada e completa, os seus ralos de tempo precisam ser detectados e eliminados.

Para encerrar, vale lembrar que essa análise deve ser realizada de acordo com a realidade do seu negócio. Só assim você será capaz de encontrar os seus pontos fracos e tomar as medidas necessárias para aumentar a sua produtividade.

Agora que você já sabe o que precisa para eliminar os ralos de tempo do advogado está na hora de agir.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico para seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 70 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.

Deixe uma resposta