Você já está conectado ao futuro da advocacia?

Você já está conectado ao futuro da advocacia?

Como será a advocacia do futuro? Com o avanço da tecnologia e a chegada de novos profissionais, o mercado jurídico, que teve um desenvolvimento bastante acelerado nos últimos anos, segue se perguntando.

Softwares jurídicos, aplicativos, processo eletrônico e certificação digital são apenas alguns dos exemplos do que é a atual realidade da advocacia. Hoje, o modo de atuação e a rotina dos advogados mudaram bastante em comparação as décadas passadas e a tendência é que as transformações sejam cada vez mais rápidas e profundas.

Para saber mais sobre as tendências do mercado e o que profissionais devem esperar da advocacia do futuro, confira o artigo!

Automatização de rotinas jurídicas e uso da inteligência artificial.

Produtividade é sinônimo de competitividade em qualquer setor. No mercado jurídico não é diferente. Hoje, a maioria dos escritórios tem o desafio de produzir mais em menos tempo, sem comprometer a qualidade. Os serviços jurídicos, no entanto, demandam uma série de tarefas complementares que consomem tempo e recursos.

Automatizar as rotinas dos escritórios já é uma realidade. Boa parte das bancas contam com softwares jurídicos para organizar processos internos e automatizar tarefas de suporte. Na advocacia do futuro, no entanto, o advogado conta com mais um recurso. O uso da inteligência artificial é uma tendência que servirá para a análise de dados e documentos que também são essenciais para a execução dos serviços jurídicos.

Atualmente, advogados ainda têm a tarefa de fazer a análise qualitativa e quantitativa desses elementos, porém, no futuro, tal tarefa ficará por conta dos robôs.

Comportamento do cliente e novas atitudes.

Foi-se o tempo em que um escritório de advocacia conseguia ter um bom fluxo de clientes graças a famosa “divulgação boca a boca”. As indicações ainda contam, porém, segundo pesquisa publicada pela Thompson e Reuters, o número de clientes que busca hoje um advogado via internet só aumenta, enquanto os pedidos por indicação estão caindo.

Na advocacia do futuro, os escritórios devem investir cada vez mais em uma presença digital de qualidade. Além de um site responsivo, um ótimo SEO e compartilhamento de um bom conteúdo, o advogado deve buscar estratégias de marketing digital efetivas que realmente atraiam o seu público.

Visão mais estratégica aplicada ao Direito.

Durante um bom tempo, advogados atuavam com uma boa margem de incerteza na hora de representar o cliente. Na maioria das vezes, por exemplo, não era possível apresentar um prognóstico seguro acerca dos resultados de uma ação judicial, por exemplo.

Na advocacia do futuro, esse cenário muda. Com recursos como a Jurimetria, por exemplo, o advogado tem condições de fazer análises mais precisas e estratégicas acerca da jurisprudência e pode oferecer ao seu cliente um suporte mais tático e planejado.

Advocacia do futuro e uma nova mentalidade para o advogado.

As mudanças do mercado também exigem uma nova mentalidade do advogado. Cada vez mais, esse profissional deve estar aberto a novos modelos de gestão, além de desenvolver uma postura mais colaborativa.

Alguns escritórios já estão apostando no modelo horizontal, oferecendo mais autonomia e engajamento aos advogados nos processos de decisão. O desenvolvimento de lideranças e uma visão mais empreendedora também são questões da advocacia do futuro, que exige escritórios mais dinâmicos e eficientes.

Personalização dos serviços jurídicos e cultura centrada no cliente.

Outra tendência que faz parte da advocacia do futuro é o desenvolvimento de uma cultura centrada no cliente. Além de aprimorar o atendimento, o advogado do futuro usa a tecnologia para personalizar seus serviços, entregando assim uma solução mais eficiente para o cliente.

O uso de aplicativos que permitem a interação direta com o cliente, bem como, o envio de dados e informações relevantes são recursos em desenvolvimento. A maioria dos escritórios já sabe que o atendimento é uma peça-chave na fidelização de clientes. Na advocacia do futuro, o caminho é usar a tecnologia para melhorar o suporte e o atendimento.

Embora o futuro seja algo sempre incerto, algumas tendências já indicam como será o futuro da advocacia. Os advogados que se prepararem e, sobretudo, se conectarem às mudanças, terão mais chances de sair na frente.

Vale a pena destacar também que para cada escritório podem ser aplicadas tecnologias diferentes. Por isso é importante analisar quais são as suas necessidades e as melhores soluções disponíveis.

Bom, agora que você já sabe que a tecnologia é a realidade da advocacia do futuro, chegou a hora de contar com ela como aliada.

A primeira ação a ser tomada é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar a organização das suas rotinas jurídicas.

Atualmente, mais de 80 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

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