Boas Práticas. Organize a sua rotina e tenha um escritório de sucesso.

Boas Práticas. Organize a sua rotina e tenha um escritório de sucesso.

Quando falamos em Gestão, escritórios jurídicos são empresas como qualquer outra. Sendo assim, os advogados também precisam programar estratégias e políticas internas eficientes, que garantam que todos os colaboradores consigam gerar resultados.

Nesse artigo listamos algumas boas práticas de gestão para escritórios jurídicos melhorarem o seu ambiente organizacional, gerando mais eficiência e produtividade no seu dia a dia.

Entenda a relação entre vida pessoal e vida profissional.

Muitos gestores imaginam que vida pessoal e profissional são coisas completamente distintas.

Mas a realidade pode ser um pouco mais complicada do que isso.

Entre as boas práticas de gestão para escritórios jurídicos, está desafiar o conceito de que temos uma “vida profissional” e uma “vida pessoal”. A verdade é que todos os colaboradores do escritório possuem apenas uma vida.

O trabalho que realizamos é parte dessa vida – e uma parte muito importante. Por isso mesmo, quando um profissional está lidando com desafios no local de trabalho, esses desafios serão levados para casa e poderão impactar sua vida fora do escritório.

Da mesma forma, os problemas que existem fora de casa podem ser levados para dentro do escritório, influenciando na produtividade, atenção e capacidade de executar tarefas.

Logo, cabe aos gestores compreender quais são os problemas gerados dentro do escritório e quais são os problemas gerados fora dele. Assim é possível buscar a melhor solução, contribuindo para uma rotina produtiva de trabalho.

Implemente uma mentalidade de crescimento no seu escritório.

Se você ainda não leu o livro “Mindset. A Nova Psicologia do Sucesso.” (Carol S. Dweck – Objetiva), inclua esse título entre as suas próximas leituras. Carol Dweck é uma psicóloga da Universidade de Stanford, que desenvolveu dois conceitos muito interessantes.

Um deles é o de mentalidade fixa, o outro é o de mentalidade de crescimento. Pessoas e organizações com mentalidade fixa acreditam que já atingiram o seu máximo e que não são mais capazes de progredir. Por isso mesmo, tendem a permanecer em uma zona de conforto. Trazendo essa mentalidade para o seu escritório, você não será capaz de atrair mais clientes, nem de aumentar o faturamento.

A mentalidade de crescimento, por sua vez, tem a ver com a vontade de crescer. Uma organização que acredita em potencial, que sabe que é possível desenvolver novas técnicas, novas culturas e implantar novas soluções, possui uma mentalidade de crescimento.

Entre as boas práticas de gestão para escritórios jurídicos está justamente a mudança na mentalidade do seu escritório.

Se a sua mentalidade organizacional está fixa, está na hora de trazer novas metas e objetivos.

Dessa forma você será capaz de gerenciar melhor o seu empreendimento, despertando em todos os envolvidos a vontade de crescer.

Melhores sistemas e processos.

Quando falamos em boas práticas de gestão para escritórios jurídicos, é importante abordar os sistemas e processos internos. Um escritório jurídico precisa lidar, todos os dias, com um grande volume de informações.

Por exemplo, intimações podem aparecer a qualquer momento. Muitas delas precisam de uma resposta rápida por parte do advogado ou advogados envolvidos no caso. Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar movimentações processuais e executar outras ações. Todos esses processos internos demandam muito cuidado e atenção por parte dos colaboradores do escritório.

Uma boa prática de gestão é analisar os sistemas e processos internos, para saber se eles são adequados.

Nesse ponto, cabe a pergunta: o seu escritório conta com um sistema automatizado para o recebimento de intimações? Ou todo o processo é realizado de forma manual e, nesse sentido, com muito mais demora e chances de erro?

Se a resposta for não, você precisa rever os seus conceitos. Afinal, o bom gestor é capaz de analisar os diversos cenários para buscar maneiras de melhorar o ambiente interno em busca de mais produtividade e assertividade.

Agora que você já sabe por onde começar chegou a hora de automatizar as suas rotinas jurídicas.

O primeiro passo para adotar boas práticas de gestão é contar com um bom software jurídico no seu escritório. O Integra, ferramenta desenvolvida pelo PROMAD em 2008, é líder no segmento e foi pensado para aprimorar as suas rotinas.

Atualmente, mais de 70 mil advogados em todo o Brasil utilizam o software. Pensado para cuidar da gestão de escritórios jurídicos, o Integra te ajuda, por exemplo, com a agenda, o fluxo de caixa, captura de intimações de sistemas eletrônicos entre outras funcionalidades.

Acesse www.promad.adv.br e conheça melhor o Integra, o software jurídico do advogado brasileiro.